
A tanga do general Furtado – Jorge Eurico
Luanda – O ministro de Estado e chefe da Casa Militar decidiu apostar na queima da sua larga e brilhante carreira militar na política. A aposta está a dar certo! Os discursos do General Francisco Furtado têm levado à desilusão dos cidadãos. Como militar ninguém tem lições a dar ao “Lugar-Tenente” para questões militares no Palácio da Cidade Alta. O mesmo não se pode dizer da política. Há uma lição básica que tem de aprender: Em política, os discursos precisam de ser secundados por ideias reais e acções concretas.
O General Francisco Furtado denunciou há poucos meses o envolvimento de oficiais-generais, governantes e até de deputados no contrabando de combustível a partir da província do Zaire para RDC. O político expôs recentemente a existência de cidadãos nacionais que facilitam a obtenção fraudulenta de Bilhetes de Identidade (BI) para estrangeiros. Francisco Furtado disse que o esquema envolve autoridades tradicionais e funcionários dos Serviços de Identificação Civil e Criminal das províncias do Zaire, Cabinda, Lunda-Norte e Cuando Cubango.
As declarações do General Francisco Furtado não foram secundadas por ideias reais e acções concretas. Tais denúncias não passa(ra)m de uma tanga. Tanga e mais tanga! Não passa(ra)m de “paleio de kimbundo” para entreter a plateia dos mais incautos. Muito verbo, pouca acção! O País espera de forma sequiosa pela condução dos contrabandistas de combustível ora denunciados para as barras do Tribunal. Pelos vistos não houve investigação. E se houve, faltou rigor.
A falsificação de Bilhetes de Identidade e de outros documentos para cidadãos estrangeiros em território nacional representa uma ameaça significativa à Segurança Nacional. Compromete a integridade do sistema de identificação e viabiliza o Crime Organizado em território angolano. Conclusão: A Contrainteligência doméstica está com todos os olhos apenas postos no burro. O cigano, este, está por sua conta. A fazer das suas impune e alegremente despreocupado. Uma coisa é certa: A Segurança Nacional está tremida!
Publicar comentário